Viver com diagnóstico de dores crônicas não é fácil. A maioria das pessoas que sofre com essa condição procura constantemente por soluções mais saudáveis e efetivas para reduzir suas dores e aumentar a sua qualidade de vida. Para isso, contar com a ajuda do Pilates pode garantir diversas vantagens para os praticantes, como veremos nesse artigo.
De acordo com o idealizador do método Pilates e da técnica de controle do corpo através da mente (Contrologia), Joseph Pilates tinha a dor como o nosso quinto sinal vital, seguindo a frequência cardíaca, a respiratória, a temperatura corporal e a pressão arterial. Isso porque a dor ajuda o nosso corpo a mostrar que alguma coisa não anda bem, estando associada a lesões potenciais ou reais. Ela pode ser dividida em três níveis distintos:
• Aguda: tem início recente e está associada a infecções, traumas e inflamações. Esse tipo de dor costuma ter curta duração;
• Recorrente: é representada por um incômodo que também tem curta duração, mas retorna com uma determinada frequência.
• Crônica: esse tipo de dor tem intensidade contínua, assim como a sua duração, mesmo que o paciente já tenha tratado a lesão ou condição médica que deu origem à dor.
No caso das dores crônicas, as principais são:
• Dores da coluna vertebral;
• Cefaleia e enxaqueca;
• Ansiedade e outros distúrbios emocionais;
• Quadros depressivos;
• Artrite;
• Reumatismo;
• Fibromialgia.
Como o Pilates pode ajudar com as dores crônicas?
Além de proporcionar um grande fortalecimento muscular, maior equilíbrio, melhora na postura e melhorar a respiração, o Pilates é uma valiosa ferramenta para o tratamento de dores crônicas. O praticante obtém uma melhor consciência corporal, entendendo a capacidade do seu corpo com mais clareza, assim como as suas limitações.
São várias as condições que resultam em um quadro de dor crônica, e a mera existência da dor pode trazer um alto impacto na rotina e na qualidade de vida do paciente. O desconforto causado pela dor pode reduzir a mobilidade e impedir que o indivíduo realize diversas atividades rotineiras.
Por ser uma atividade física de baixo impacto, o Pilates oferece diversos benefícios para quem busca o melhor tratamento para dores crônicas. Através dessa prática é possível trabalhar diversos grupos musculares, aumentar a flexibilidade e melhorar a respiração, além de trazer mais amplitude de movimentos, ajudando a aliviar a dor e aumentar a qualidade de vida.
Outro grande benefício do Pilates no tratamento de dores crônicas, é que ele é um valioso aliado no controle de ansiedade e dos sintomas da depressão, sem contar que é uma atividade física valiosa, agregando diversos benefícios para a saúde do praticante.
Os instrutores de Pilates têm todos os recursos necessários para garantir o melhor tratamento para cada condição, respeitando a limitação de cada um deles, garantindo os melhores resultados de acordo com as necessidades e condições.
O Maxime Studio tem a melhor equipe de Pilates para te ajudar no tratamento de dores crônicas. Entre em contato conosco e agende a sua aula experimental agora mesmo!