Pilates para idosos

Sendo uma prática que oferece inúmeros benefícios para o corpo, o pilates serve como uma técnica dinâmica com objetivo de melhorar a saúde de seus participantes em diversos aspectos. Trata-se de uma prática extremamente versátil e que pode ser aplicada em inúmeros grupos de pessoas, dentre eles os idosos. O Pilates para idosos vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre este grupo. Isto por que por meio da prática do Pilates, os idosos conseguem obter excelentes resultados de maneira saudável e eficiente. Ao praticar Pilates, o idoso consegue trabalhar aspectos como força, alongamento e flexibilidade. Além disso, a prática ainda beneficia a preservação das curvaturas fisiológicas do corpo, utilizando o abdômen como centro de força. Contando com exercícios que trabalham constantemente a regão abdominal, o Pilates para idosos se caracteriza pelas poucas repetições e pelos exercícios adaptados.

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Variações do Pilates para idosos

A prática do Pilates para idosos oferece um grande leque de exercícios e variações. Quando falamos em Pilates para idosos, é importante ressaltar que esta técnica pode ser praticada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia, ou até mesmo pessoas que passaram por alguma cirurgia musculoesquelética, na qual a reabilitação é necessária. Com diferentes focos, o Pilates para idosos deve ser adaptado especificamente para cada objetivo.

Em idosos no geral, o Pilates é focado principalmente em: fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, melhora da postura, aperfeiçoamento dos equilíbrios estáticos e dinâmicos, coordenação motora, estimulação proprioceptiva, melhora da capacidade cardiorrespiratória e consciência corporal.

Englobando diversos exercícios que desenvolvem no idoso a conscientização corporal, o Pilates garante a harmonia entre o corpo e a mente. Tal fator oferece inúmeros benefícios para os idosos, garantindo muito mais saúde, tanto física quanto mental.

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Importância da Prática de Exercícios Físicos na Terceira Idade

Praticando exercícios com frequência, um idoso consegue manter e melhorar a sua forma física em diversos aspectos. O ganho de massa muscular e o aumento da flexibilidade articular são dois dos principais benefícios de se praticar exercícios na terceira idade. Além disso, os idosos apresentam a mesma capacidade de adaptação fisiológica ao exercício de pessoas com idade menos avançada.

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Deste modo, a prática de exercícios físicos como o Pilates induz o corpo do idoso a diversas adaptações fisiológicas e psicológicas, tais como:

– Aumento do VO2 máximo no corpo;

– Melhoria do sistema circulatório;

– Aumento de massa muscular;

– Maior controle da pressão arterial;

– Funções pulmonares melhoradas;

– Aumento de autoconfiança e melhora da auto-estima.

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