Pilates no combate ao estresse

Um problema que afeta uma grande parcela da população nos dias de hoje é a ansiedade e o estresse. Tais problemas são causados por inúmeros fatores, mas principalmente pela grande agitação do cotidiano das pessoas. Um fato que muita gente desconhece é que o Pilates pode ser um excelente aliado para controlar estes distúrbios, tendo a capacidade de anular todos os efeitos causados por estes problemas. Através da dedicação de algumas horas semanais para a prática de exercícios de Pilates, o seu corpo pode ter melhoras significativas quanto ao estresse a ansiedade. Além de ser uma eficiente opção para a eliminação destes distúrbios, o Pilates no combate ao estresse ainda dispensa a utilização de medicamentos.

Procurando Pilates em Timbó? O Studio Maxime é a melhor opção. Profissionais capacitados, estrutura completa e atendimento personalizado!

A abrangência do Pilates

De maneira generalizada, a prática de exercícios físicos oferece uma série de melhoras para o corpo humano. Isto por que são através dos exercícios que enzimas poderosas são liberadas, sendo que estas estão diretamente ligadas as sensações. Sendo assim, além de auxiliar no alívio do estresse, os exercícios físicos ainda oferecem uma série de benefícios ao seu corpo. Além disso, a prática de exercícios ainda melhora o condicionamento e o desempenho cardiorrespiratório do praticante.

Por sua vez, o Pilates oferece uma vantagem em relação aos outros tipos de exercícios físicos. O Pilates reúne práticas que aliam respiração e alongamento de diversos músculos com determinados movimentos que tende a recrutar mais fibras musculares do que as exigidas nas atividades convencionais. Além de aliviar o estresse, o Pilates ainda pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças, como Parkinson, Doenças Reumáticas, Fibromialgia, Osteoporose e outras patologias.

Controle do estresse e da ansiedade através da respiração

Diversas pessoas costumam nem ligar pela maneira como respiram. Por ser uma ação tão automática, diversas vezes a respiração passa despercebida. Um dos meios pelo qual o Pilates consegue combater a ansiedade e o estresse é por meio do controle da respiração. Diversos exercícios do Pilates trabalham a respiração correta de maneira intensa, por meio de técnicas específicas e que são essenciais para que as anomalias citadas possam ser controladas. Após a identificação da necessidade da melhora na espiração, é importante que a técnica de respiração profunda seja trabalhada. Isto por que esta técnica não serve apenas para durante a atividade, mas sim no cotidiano, aonde esta pode ser utilizada em situações de estresse. Uma boa respiração melhora a oxigenação do sangue e ainda realiza de maneira consciente o relaxamento muscular no corpo. Com isso, a tensão é eliminada, reduzindo assim os níveis de cortisol no sangue. O cortisol é um hormônio diretamente relacionado com o estresse, e o seu controle resulta na melhora dos sintomas causados pela anomalia.

Uma respiração correta faz com que o indivíduo tenha um maior controle emocional, além de melhorar sua concentração para que os seus movimentos possam ser feitos adequadamente. Isto faz com que a relação de corpo e mente do praticante seja beneficiada, reduzindo diversos problemas causados pelo estresse, como: Dores de Cabeça, Dores Musculares, Insônia, Irritabilidade e Sensação de Cansaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco