Como ocorre a hipertrofia muscular

Um dos fatores fundamentais para evitar que as pessoas não cometam grandes erros em seus treinos são os mecanismos que fazem nossas células musculares aumentarem seu volume. A hipertrofia muscular nada mais é do que o aumento do volume celular. A hipertrofia não acontece exclusivamente com células musculares. Trata-se de uma resposta a algum determinado estímulo. A hipertrofia pode ser aguda (em um pós exercício, por exemplo) ou crônica (quando permanece por mais de 3 dias). Segundo o BOMPA (2000), o processo de hipertrofia muscular estpa diretamente relacionado com vários mecanismos contráteis, associado de maneira direta a componentes celulares. Diferentemente do que se acreditava a algum tempo atrás, existem diversos fatores que apresentam papel fundamental no crescimento da secção transversa das fibras musculares, e não apenas o dano muscular.

A melhor opção de Personal Trainer em Timbó é a Maxime Studio! Profissionais capacitados, estrutura completa e atendimento personalizado!

Processo de hipertrofia muscular

A hipertrofia é tida como resultado da soma de diversos aspectos e várias ferramentas que estimulam a hipertrofia de maneira direta e indireta. Uma das maneiras de promover diversos destes estímulos é por meio de treino de musculação. Quando planejado e executado de maneira correta, um bom treino tem a capacidade de desenvolver uma série destes estímulos para a hipertrofia. Para que o entendimento da hipertrofia seja facilitado, foram divididos mecanismos, que são: Mecanismos Físicos Intrínsecos (Síntese de DNA, Microlesões, Mecanotransdução, Células Satélites além de Alterações na Osmolaridade) e em Fatores Hormonais e Enzimáticos (Hormônio do Crescimento – Gh, IGF-I, Testosterona, Insulina e Miostatina). Ainda existem outros fatores que já são reconhecidos como correspondentes ao treinamento de musculação e que interferem de maneia direta na eficiência e no resultado final do treino. Quando o assunto é hipertrofia, existem ainda alguns fatores que interferem nos resultados obtidos. As repetições excêntricas (que tem como objetivo microlesionar as fibras), a hipóxia e o óxido nítrico apresentam uma grande influência no resultado final.

O Studio Maxime é a melhor opção para quem procura Academia em Timbó. Profissionais capacitados, estrutura completa e atendimento personalizado!

Maneira como o músculo é hipertrofiado

O músculo de alguma região do corpo é estimulado de maneira pela qual este não está acostumado. Tal ação acaba criando algumas microlesões nas células musculares e nas miofibras de seus músculos. O corpo humano, respondendo a este estímulo, aumenta a quantidade de algumas substâncias que são responsáveis pela cicatrização no sarcoplasma (plasma das células musculares). Por meio deste processo de cicatrização, a síntese de proteínas contráteis é elevado a níveis ainda maiores. Devido a isso,os níveis de síntese Resultam em um aumento da secção transversa do músculo esquelético, fornecendo assim um volume maior a ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco