A importância de fortalecer a lombar

Existem partes no corpo humano que apresentam grande papel de sustentação. É fundamental que estas partes sejam bem desenvolvidas, afim de evitar lesões. Neste sentido, existem inúmeros exercícios para fortalecer a lombar. Grande parte destes exercícios para regiões específicas são relacionados aos ombros, os quais fornecem toda a base de sustentação para os movimentos de braço. Por sua vez, os abdominais, ajudam na sustentação, absorção de impactos mais elevados e estabilização de movimentos. Outra região extremamente importante para ser fortalecida é a região lombar. Esta, da mesma maneira que os abdominais, também trabalha auxiliando na estabilização de praticamente todos os movimentos.

Procurando Pilates em Timbó? O Studio Maxime é a melhor opção. Profissionais capacitados, estrutura completa e atendimento personalizado!

Características e funções dos músculos lombares

O ponto principal aqui é a atenção na atuação dos músculos lombares. Estes desempenham função direta na sustentação do tronco, e devido a isso, estarão contraídos em algum grau até mesmo quando a pessoa estiver sentada. Logo, podemos concluir que para que o fortalecimento desta região seja feito, deve ser utilizada uma sobrecarga considerável. Isso acontece devido ao fato de que eles são músculos bastante solicitados em nosso cotidiano, e por isso, se tornam mais difícil alcançar um estado de treinamento considerável.

No entanto, a lombar apresenta um aspecto muito individual. Para que sejam formados, os músculos lombares, que geralmente são de fibras lentas, dificilmente apresentarão um algo grau de hipertrofia. Devido a isso tudo que o foco do treino de lombar deve sempre ser no fortalecimento. Assim, será possível ter uma base sólida para o desenvolvimento dos demais segmentos de nosso corpo.

Principais músculos da região lombar:

– Grande dorsal: A Grande Dorsal é predominante na região do tronco, se estendendo ainda na região lombar;

– Eretores da espinha: Os eretores da espinha são responsáveis pela movimentação de extensão da coluna. Devem ser fortalecidos por meio de determinados exercícios específicos;

– Quadrado Lombar: Provavelmente este seja um dos mais importantes músculos para o fortalecimento da lombar. O Quadro lombar começa na crista ilíaca (quadril) e se estende até o ligamento iliolombar, o qual se localiza perto das costelas. Este músculo demanda de fortalecimento devido ao seu tamanho, sua capacidade de torque e pela ação nos movimentos.

– Serrátil anterior: O serrátil anterior se assemelha ao grande dorsal, sendo outro músculo atuante na estabilização dos movimentos. O serrátil anterior fica localizado em grande parte na região do tronco e é um dos principais músculos desta região.

Ainda existem uma série de outros músculos desta região, mas que não convém serem citados aqui.

O Studio Maxime é a melhor opção para quem procura Academia em Timbó. Profissionais capacitados, estrutura completa e atendimento personalizado!

Para que a região lombar funcione de maneira perfeita, é indicado que seja realizado o alongamento da musculatura. Isto aliado a exercícios de fortalecimento, causa uma grande melhora na região lombar, que garante uma sustentação muito melhor ao seu corpo. A flexibilidade é outro ponto de vantagem do fortalecimento da lombar. É importante ressaltar que o treino de lombar deve ser realizado após os demais treinos. Isto por que a lombar conta com sua característica estabilizadora, e se por ventura você acabar ferindo algum destes músculos no início do treinamento acabará prejudicando o restante dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco